LDL: As iniciais em inglês para Low Density Lipoprotein, traduzidas como lipoproteína de baixa densidade, são conhecidas popularmente por “colesterol ruim”. Sua alta concentração no sangue representa um perigo para uma entre cinco pessoas no mundo. No organismo, o colesterol é produzido pelo fígado, mas ele também provém dos alimentos que ingerimos.

É através do consumo de certos alimentos que podemos controlar diretamente a quantidade do LDL em nosso corpo, considerada normal até 100mg/dl. Segundo a OMS a cada 1 mg/dl do LDL que a pessoa reduz, o risco de doenças cardiovasculares também cai 1%.

O grande problema é que altas taxas de colesterol não apresentam sintomas e não atingem apenas as pessoas acima do peso como muitas pessoas pensam. Por isso que não basta comer pouco, mas comer bem.

Abaixo o Blog da Saúde relacionou alguns itens que quando consumidos moderadamente agem como redutores do “colesterol ruim”. A redução de açucares, sal, gorduras saturadas e álcool também são grandes aliados. Confira a lista e prepare uma dieta mais saudável para você e para seu coração.

– Chá mate e chimarrão: 1 litro por dia
– Castanhas, nozes, avelãs, amêndoas e pistache: 5 vezes por semana
– Chocolate: 40 gramas por dia
– Cebola crua: meia por dia
– Vinho tinto: um cálice por dia
– Frutas: laranja, morango, kiwi, goiaba, abacate e banana
– Peixes
– Azeite de oliva

COMENTÁRIOS:

Comentários

8 Respostas para “Reduza o “colesterol ruim” comendo os alimentos certos”
  1. MARA LUCIA DEPOLLI disse:

    TENHO UM FILHO DE 9 ANOS QUE ESTA COM COLESTERAL EM 238, ELE NAO ESTA MUITO ACIMA DO PESO. NAO ENTENDO ELE SE ALIMENTA BEM, COMO COOMIDA SAUDAVEL, APENAS UM PEQUENO EXAGERO DE CARBOIDRATO, PRATICA JUDO A +_ 9 MESES, ESTA CAMINHANDO PRATICAMENTE TODOS OS DIAS. EU ESTOU DESEPERADA, POI NAO SEI MAIS O QUE FAZER PARA REDUZIR A TAXA DE COLESTEROL DELE. PENSEI QUE PODE SER EREDITARIO, OU ALGUMA DOENÇA INVISIVEL. EM QUAL ESPECIALISTA DEVO LEVA-LO PRA SABER SE O PROBLEMA DELE E HERDITARIO, NO CASO NAO SEI O HISTORICO DA FAMILIA DO PAI, OU QUE EXAMES FAZER PARA DETECTAR ALGUMA DOENÇA OCULTA?

  2. luciane disse:

    meu filho tem9anos esta acima do peso esta com o colesterol alto o ruim e o bom oque dar pra combater esse mal.oque comer tomar me ajuda………….

Comente

Deixe aqui sua opinião...