Quando estamos acima do peso, o risco de contrair o diabetes tipo 2 é maior. Este tipo de diabetes é resistente à insulina, o que induz a uma pane no sistema de defesa do corpo. Experimentos feitos em camundongos comprovaram esta tese e também a de que drogas antialérgicas podem prevenir e tratar a doença em indivíduos acima do peso. O teste, que foi conduzido por pesquisadores da Escola Médica de Harvard deverá ser repetido em macacos.

No diabetes tipo 1, o pâncreas é atacado pelo sistema imune, já o tipo 2 ocorre quando células do corpo se tornam avessas à insulina, hormônio produzido no pâncreas usado para processar açúcar. Os estudos que saem agora mostram o lado imunológico do diabetes de tipo 2, que não era totalmente claro.

Segundo Guo-Ping-Shi, biomédico e um dos autores da pesquisa “um dos pontos positivos das drogas é que já sabemos que elas são seguras para as pessoas. Resta saber se irão funcionar contra o diabetes.” Um dos pontos mais importantes dos novos estudos é que eles detalham diversos processos moleculares em que a obesidade interage com o diabetes tipo 2. Inflamações leves, mas crônicas no tecido adiposo de obesos, seriam então a bomba-relógio do diabetes tipo 2.

“Estar em dia com a alimentação e práticas saudáveis faz toda a diferença ao longo de nossa vida. Não espere seu organismo mandar sinais de que algo não esta certo para começar a mudança de hábito.”
 

 

*Este post utilizou informações do jornal Folha de São Paulo. Para ler a matéria completa clique aqui

COMENTÁRIOS:

Comentários

5 Respostas para “Pesquisa – Obesidade traz riscos à defesa de nosso organismo”
  1. fernando disse:

    Parebéns pela sua inciativa.É importante que as pessoa entendam que com saúde não se brinca.

  2. livia disse:

    que pesquiza fuleira eu perguntei quai os problemas que a obesidade traz para o organismo não sobre a diabete

Comente

Deixe aqui sua opinião...