Quem nunca sentiu ou conhece alguém que sente medo de ir ao dentista que atire a primeira pedra! Além do incômodo, o design dos aparelhos também assusta, devemos confessar. Porém, medos à parte, zelar pela saúde bucal é muito importante.

Seja em uma entrevista de trabalho, uma reunião de negócios ou um simples encontro com amigos, nosso sorriso e a saúde de nossos dentes sempre serão nosso cartão de visitas. Você pode não saber mas a boca, se não higienizada pode ser a porta de entrada para diversas doenças.

Separamos para você artigo da Dra. Maristela Maia Lobo, dentista especializada em estética, periodontia e implantes que fala sobre alternativas para driblar o medo dos pacientes. Acompanhe:

saude_bucal_dentista

Dra. Maristela Maia Lobo

A evolução da ciência e da tecnologia beneficia todas as áreas de atuação do ser humano, incluindo a odontologia. Nós, cirurgiões-dentistas, estamos sempre em busca de técnicas, instrumentais e aparatos que possam minimizar os desconfortos e os temores do paciente, tornando o tratamento dentário algo mais agradável. Muitos consultórios odontológicos, nos dias de hoje, apresentam uma decoração intimista, com cores suaves e calmantes, que em nada sugerem algum tipo de estresse.

Os aromas do consultório dentário, antes caracterizados pelo eugenol, um óleo essencial de cheiro bem forte, foram alterados para os aromas de erva-cidreira, limão e cítricos, que acalmam. Através de equipamentos de imagem e som, é possível transportar o paciente para um lugar bem mais tranqüilo, uma paisagem paradisíaca, enquanto ele está sendo submetido a uma cirurgia, por exemplo. Os instrumentais do dentista moderno tendem a ser cada vez menores e mais delicados, empregados com magnificação – através de microscópios operatórios ou lupas de grande aumento – para que haja excelência na precisão e previsibilidade nos resultados esperados.

As cirurgias, cada vez menos invasivas, delicadas, bem planejadas e com adequado cuidado pré e trans-cirúrgico, tornam o pós-operatório bastante confortável, para a surpresa de muitos pacientes. A combinação de protocolos medicamentosos específicos e bem fundamentados na literatura científica, e de equipamentos da mais alta tecnologia, como ultra-sons para cirurgia piezo-elétrica e lasers de baixa intensidade para terapia pós-cirúrgica, reduzem significativamente o risco de inchaço, dor, hemorragia e/ou infecção após a instalação de implantes, extrações dentárias ou a realização de enxertos ósseos, por exemplo.

A tecnologia auxilia o trabalho do dentista, na medida em que facilita a execução da técnica e tranquiliza o paciente. Entretanto, todo o aparato disponível não diminui a importância de quem está por trás dele. A confiança do paciente no seu dentista é fundamental para o êxito do tratamento, seja ele preventivo, cirúrgico, restaurador e/ou estético. Se o seu dentista consegue transmitir confiança, domina a técnica e utiliza as mais modernas tecnologias disponíveis, tenha certeza: você está em boas mãos.  

E você? Ainda tem medo de dentista?

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Tratamentos Odontológicos – Livre-se do medo e do estresse!”
  1. TENHO ARTRITE REUMATOIDE, DIABETES TIPO II, ENTRE OUTRAS PATOLOGIAS, FAZIA ACOMPANHAMENTO REGULAR C/ UM DENTISTA Q/ ACEITAVA MEU PLANO, HJ ELE NÃO ACEITA , FIQUEI MUITO PREOCUPADA ,
    JÁ Q/ A (AR) E UMA DOENÇA INFLAMATÓRIA , FAÇO USO DE CORTICOIDE, E TENHO MEDO DE IR A UM PROFISSIONAL Q/ Ñ TENHA A MSM, NOÇÃO DA DELICADA SITUAÇÃO Q/ ME ENCONTRO, POIS TENHO Q/ ESTAR ATENTA AS ANESTESIAS, E POR SER IMUNOLÓGICA, APRESENTA VARIANTES, E POR SER DIABETICA , O CUIDADO TEM Q/ SER REDOBRADO, + Ñ SEI AONDE ENCONTRAR UM PROFISSIONAL QUALIFICADO E Q/ ACEITE O PLANO BRADESCO ODONTOLOGICO?????????????

Comente

Deixe aqui sua opinião...